Exposição de esculturas de madeira “O Santeiro de Melgaço”

Novas do Eixo Atlántico - O Santeiro de MelgaçoMELGAÇO | A Câmara Municipal promove, de 04 de janeiro a 01 de fevereiro, a exposição de esculturas de madeira “O Santeiro de Melgaço”, na Casa da Cultura. Natural de Penso, Melgaço, Carlos Alves de Lima, mais conhecido por ‘Ti Carlos’ é o escultor que cria reproduções em madeira de santos, cristos, ferramentas, canastros, carros de bois, charretes com cavalos e todo um imaginário popular.

Nascido em 1939, aprendendo a arte de trabalhar a madeira aos 12 anos, o autor vê assim o seu vasto portefólio de peças de arte celebrado numa exposição. Entre Portugal e França, sempre trabalhou como carpinteiro, construindo mais tarde, no regresso definitivo a Portugal, uma oficina própria no quintal da sua casa, em Alvaredo.

Os seus desenhos naïf, feitos de memória, contemplam o pormenor de um indivíduo que apreendeu sozinho as regras da tridimensionalidade. Sem compromisso, esculpe, lavra, entalha, cinzela, grava e pinta a madeira para materializar a vontade de querer fazer bem.

A exposição tem entrada livre e pode ser visitada durante o horário da Casa da Cultura de Melgaço – das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 (Segunda a Sábado).