Viana do Castelo e Viana do Maranhão (Brasil) estreitam geminação

Para intercâmbio cultural, desportivo, social, educativo, turístico e empresarial

Viana do Castelo | O Município de Viana do Castelo e a Prefeitura de Viana, no Estado do Maranhão, assinaram um documento onde reafirmam e estreitam relações do acordo de geminação no qual foram considerados os laços históricos e de amizade existentes e também a vontade de ambas as partes em aprofundar, revitalizar e ampliar esse relacionamento, fomentando formas de colaboração nos mais diversos domínios de interesse comum.

A assinatura decorreu no âmbito de uma visita de uma delegação que integra o Prefeito daquela cidade geminada com Viana do Castelo e que agora quer estreitar relações. O autarca Carlos Cidreira, classificou como fundamental esta relação porque se torna fundamental “enriquecer a ligação com as irmãs mais velhas, que podem ajudar a levar conhecimento, novas ideias e permitem crescer”. Já Luís Nobre enfatizou todas as áreas em que os dois municípios podem colaborar, sendo “importante trabalhar áreas como a cultura, a diplomacia económica e a promoção dos territoórios”.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Prefeitura de Viana desenvolveram e vão continuar a desenvolver programas e projetos de intercâmbio cultural, desportivo, social, educativo, turístico e empresarial, bem como ações de formação, com vista à difusão recíproca da cultura dos dois municípios o ao aproveitamento das oportunidades de cooperação.

Este programa de geminação irá continuar assente nos seguintes objetivos: desenvolvimento de intercâmbios escolares, culturais e desportivos tendo em vista descobrir e conhecer os diversos projetos desenvolvimento de ambos os municípios, nestas áreas; intercâmbio no domínio económico para o conhecimento recíproco das empresas e promoção de novas oportunidades de negócios; incremento de intercâmbios no domínio da gestão municipal, visando conhecer os respetivos sistemas para troca das experiências mais proveitosas; e criação de uma estrutura de comunicação e informação entre as duas cidades para facilitar a execução dos programas de cooperação.

Romaria representou “fusão de Viana do Castelo com o mar e a Senhora da Agonia”
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o executivo municipal receberam ontem, quinta-feira, no Salão Nobre, os cumprimentos oficiais à autarquia e às entidades.

Na cerimónia, que contou com uma representação das 908 mordomas que integraram o Desfile da Mordomia das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, o autarca referiu que a Romaria representa “a fusão de Viana do Castelo com o mar e a Senhora da Agonia”.

“Temos mar, terra e montanha e temos uma enorme capacidade de nos mobilizar e de interpretar com todo o significado o que é a nossa memória e a nossa história”, considerou, recordando Amadeu Costa e Francisco Sampaio enquanto figuras maiores da romaria.

“Esta é, efetivamente, a maior romaria de Portugal”, disse, indicando que “a festa é de todos os vianenses, mas a nossa missão é viver as festas todos os dias, valorizando as nossas tradições ao longo de todo o ano”.

O Presidente da Câmara agradeceu à Confraria de Nossa Senhora da Agonia, que preside à Comissão de Honra deste ano, “por trabalhar para a nossa romaria, para a nossa tradição e a nossa fé” há centenas de anos. Agradeceu igualmente à Vianafestas, entidade organizadora, pela “capacidade e resiliência de fazer e inovar, contribuindo para o sucesso e grandiosidade da Romaria”.

Luís Nobre agradeceu também às nove centenas de mordomas que se inscreveram para o Desfile da Mordomia pela “emoção com que abraçam a romaria” e aproveitou a ocasião para destacar a diáspora “que valoriza as nossas tradições”, sob o olhar atento do Presidente da Câmara de Andorra la Vella, David Astrié, convidado para as festividades vianenses.

“Somos Todos Romaria porque exaltamos o espírito e a identidade dos vianenses”. “Quando as mulheres vianenses apresentam este traje e este ouro, estão a demonstrar superação, a demonstrar que conseguiram enfrentar as adversidades, sempre preservando e valorizando aquilo que nos distingue”.

Destacou o “pulsar de milhares de voluntários” que participam nos cortejos, nos desfiles e procissões, referindo uma “mobilização coletiva que torna possível estas festas e que demonstram ao concelho, ao país e ao mundo o melhor que os vianenses têm”.

Já o representante da Confraria de Nossa Senhora da Agonia, Padre Vasco Gonçalves, indicou que os cumprimentos oficiais “são um convite a viver o coração da Romaria”, indicando que as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia “são de todos, todos, todos, desde os que vêm para rezar, aos que vêm para se divertir, passando pelos que vêm pela dimensão histórica e etnográfica, pelo traje, até aos que vêm de dia ou apenas de noite”. “As nossas raízes são o que nos dá alegria de viver, a identidade que somos, a romaria que somos”, assumiu, destacando a fé dos pescadores da Ribeira e das gentes de Viana.

O Desfile da Mordomia é um dos mais emblemáticos momentos da Romaria d’Agonia e apresenta-se como uma montra viva da arte do bem trajar e do bem ourar. O colorido das centenas de trajes que desfilam pelas principais artérias da cidade, aliado ao ouro e ao sorriso das mordomas, fazem deste um momento único e repleto de chieira.