Grande acolhida na visita à Catedral de Santiago no âmbito da conferência ‘A Língua e o Reino, entre Compostela e Braga’

Guiada pelo Diretor Técnico-Conservador do seu Museu

Santiago de Compostela | Na terça-feira, dia 14 de março, decorreu na Catedral de Santiago de Compostela a visita guiada “Uma catedral para um reino”, uma das várias atividades do fórum de conhecimento “A Língua e o Reino, entre Compostela e Braga” organizada pela área de Normalização Linguística da Deputación da Coruña em colaboração com a Rede GaliLusofonia.

A visita, que foi um sucesso de público com todas as vagas preenchidas e uma longa lista de espera, foi conduzida por Ramón Yzquierdo Peiró, Diretor Técnico-Conservador do Museu da Catedral.

Ao longo da visita, Yzquierdo Peiró apresentou um panorama sobre o papel desempenhado pela monarquia medieval galega na sua construção, os seus contributos financeiros e também uma cronologia dos momentos mais marcantes da história da catedral.

Tendo como ponto de encontro a Praça do Obradoiro, o percurso iniciou-se na Cripta, continuando no Museu da Sé Catedral. Em seguida, visitaram salas e espaços como o Coro de Pedra do Mestre Mateo, a Biblioteca e Sala do Capítulo, o Claustro Renascentista, o Tesouro Compostelano, o Espaço Mestre Mateo, o Pórtico da Glória, a Capela das Relíquias e o Panteão Real, onde se encontram os túmulos dos reis Fernando II e Afonso VIII, e outras personalidades destacadas do Reino da Galiza. Relativamente ao Panteão Real, foi confirmado durante a visita que a Sé Catedral irá atualizar as placas informativas dos túmulos, que até agora só foram identificados como monarcas de Leão, e que agora serão também reconhecidos como os da Galiza.

A visita guiada terminou com visita à exposição “Juan Luis e a Catedral de Santiago”, do artista compostelano Juan Luis, na qual colabora a Deputación da Coruña, onde se pode ver uma obra representativa da coroação de D. Afonso VII como Rei da Galiza emprestado pela própria Deputación da Coruña.

Próximas atividades
O programa do foro “A Língua e o Reino, entre Compostela de Braga” decorrerá até maio e tem previstas as seguintes atividades culturais:

• Dia 28 de março, 19h30, na EOI de Santiago. Palestra: Lírica galego-portuguesa, a poesia de um Reino, com Mariña Arbor, filóloga, investigadora e professora na Universidade de Santiago.

• Dia 18 de abril, 20h30, Riquela Club. Concerto de LaMontagne & PicoAmperio. Música medieval galaico-portuguesa, ambiente hip-hop e poesia.

• Dia 2 de maio, 19h00, no Castelo da Rocha Forte (Compostela). Visita guiada: Castelo da Rocha Forte, Do controle do território à revolta com Mario César Vila, doutor pela Universidade de Santiago, a sua atividade gira entre a gestão e a difusão de projetos culturais, do património e da arqueologia.