Dia Europeu da Terapia da Fala em Monção

Promovido pelo Projeto School4All Monção

Monção | Assinalando o dia, 6 de março, realizou-se, entre 7 e 18 de março, uma ação pedagógica promovida pelo Projeto School4All Monção, visando estimular a consciência fonológica

Para assinalar o Dia Europeu da Terapia da Fala, 6 de março, a terapeuta da fala, Vânia Brito, da equipa multidisciplinar do Projeto School4All Monção, desenvolveu uma atividade pedagógica com todas as crianças do ensino pré-escolar, do Agrupamento de Escolas de Monção.

Ao longo de duas semanas, 7 a 18 de março, Vânia Brito levou às escolas o livro “O Piratinha Salva o Tagarela – Aventuras no Mar dos Sons”, propondo às crianças uma história muito divertida, acompanhada pela realização de diversos desafios para estimular a consciência fonológica.

Com a participação interessada e ativa das crianças, foi possível explorar várias áreas do desenvolvimento linguístico, através da concretização de tarefas de segmentação e identificação silábica, possibilitando, de forma preventiva e coletiva, o desenvolvimento de competências de literacia emergente.

O desenvolvimento da consciência fonológica fornece às crianças bases essenciais para a futura aprendizagem da leitura e da escrita.

Considera-se prioritária a sua estimulação em idade pré-escolar, feita em ambiente propício como a escola, prevenindo-se, dessa forma, eventuais comprometimentos relacionados com a aprendizagem e o sucesso escolar.

Outros artigos