Boas práticas do Alto Minho tem sucesso na feira de turismo de Berlim

No marco do evento “People’s Choice Award” da Green Destination
A história do Alto Minho, denominada “Working together towards recovery: The good practice manual for nautical activities”, encontrando-se disponível para votação do público no site da Green Destinations, em https://greendestinations.org/.

Viana do Castelo | O manual de boas práticas para o desenvolvimento de atividades náuticas no contexto pandémico da COVID-19, desenvolvido em conjunto pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e pelos agentes turísticos do território, foi uma das “histórias de sustentabilidade” selecionadas para o evento “People’s Choice Award” da Green Destinations, que vai decorrer, em formato online, na maior feira de turismo de Berlim, a ITB Berlin.

Refira-se que este trabalho tinha sido já designado, em outubro passado, como um dos Top 100 Destination Sustainability Stories de 2021, no âmbito da competição ao TOP 100 Sustainability Stories.

A história do Alto Minho, denominada “Working together towards recovery: The good practice manual for nautical activities” (Trabalhar em parceria para a recuperação do turismo: O manual de boas práticas para atividades náuticas) foi nomeada na categoria Tourism Reset & Recovery (Reinicialização e recuperação de turismo), encontrando-se disponível para votação do público no site da Green Destinations, em https://greendestinations.org/ (funcionalidade Events > Green Destinations Story Awards 2022 > People´s Choice Award).

Com este projeto, a CIM Alto Minho teve como objetivo empoderar as empresas de turismo náutico com ferramentas e conhecimentos de forma a ajudá-las a superar as dificuldades que surgiram neste contexto pandémico.

A implementação deste objetivo concretizou-se através da realização de vários workshops ligados às atividades náuticas, nomeadamente sobre destino de turismo náutico acessível, criação de produtos e roteiros acessíveis, destino náutico internacional, destinos náuticos e criação e desenvolvimento de produtos náuticos, para capacitar os atores locais no desenvolvimento do turismo náutico do Alto Minho e melhorar os recursos para o mar, o rio, a natureza e o património, permitindo, dessa forma, que houvesse um aumento de atratividade no território.

O Fórum Estação Náutica do Alto Minho, que se realizou a 22 de julho de 2020, também foi parte integrante no processo desta boa prática, assim como o seminário “O papel do turismo náutico no Alto Minho”, que reuniu autarquias e empresas para debater o potencial do turismo náutico na região.

Deste trabalho resultou um manual de boas práticas que agregou todas as orientações técnicas existentes no âmbito da COVID-19, possibilitando assim que os agentes turísticos pudessem retomar as suas atividades em segurança.

Refira-se que todos os anos a competição ao TOP 100 Sustainability Stories recebe histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos de todo o mundo, para serem partilhadas como exemplos inspiradores para outras regiões, profissionais de turismo e turistas. Ao contar as suas histórias, as instituições responsáveis pela gestão de destinos são conhecidas e reconhecidas pelas soluções que encontraram para responder a desafios e problemas relacionados com a atividade turística.

Com o sector do turismo a enfrentar momentos muito desafiantes desde março de 2020, a organização da competição decidiu distinguir a resiliência e o trabalho árduo dos destinos neste período atípico. A boa prática do Alto Minho apresentada ao Top 100 Destination Sustainability Stories evidenciou o trabalho da CIM Alto Minho com os agentes turísticos, sobretudo na área da animação turística, para ultrapassar as incertezas de como desenvolver as atividades no contexto pandémico que se viveu em 2020.

A lista do Top 100 Destination Sustainability Stories pode ser consultada na página oficial da Green Destinations, em https://greendestinations.org/programs-and-services/top-100-destinations/.

Outros artigos