Águas bravas do rio Coura propícias para mais um Campeonato Nacional de Slalom

Este fim-de-semana, 12 e 13 de maio, cerca de 250 atletas vão desafiar as águas correntes fortes do rio Coura à procura de obter a melhor classificação na edição 2018 da prova.

Vila Nova de Cerveira | Da competição de montanha para a náutica, as condições naturais de Vila Nova de Cerveira, conjugadas com a abertura e a aposta da Câmara Municipal na vertente desportiva, tem atraído a realização de mais eventos de referência nacional.

Depois do sucesso do Ultra Trail de Cerveira 2018 que trouxe, no passado sábado, mais de 1.100 atletas oriundos de todo o país e outro milhar para assistir, no próximo fim-de-semana, as atenções centram-se nas potencialidades desportivas e turísticas do rio Coura.

Ao longo de um percurso de apenas 300 metros, cerca de 250 atletas de várias categorias – cadetes, juniores, e veteranos C1, K2 e C2 masculino e feminino -, vão desafiar um plano de água corrente forte, com obstáculos naturais e portas (grau II e III), já reconhecido pelas condições excelentes para a prática da modalidade. Pelas margens, e à semelhança dos anos anteriores, aguardam-se centenas de pessoas que aliam o apoio aos atletas ao desfrute de um ambiente natural e tranquilo.

“Em Vila Nova de Cerveira, o desporto e o turismo estão cada vez mais interligados, tendo como denominador comum a usufruição das mais diversas e belas paisagens naturais que temos para oferecer. Temos eventos que são um sucesso logo na primeira edição, confirmado pelo crescimento constante de participantes, ano após ano. Seja numa vertente competitiva, seja apenas por lazer e bem-estar, é cada vez mais frequente ver jovens e menos jovens a colocar a atividade física na rotina do seu dia-a-dia”, afirma o edil cerveirense, Fernando Nogueira.

A prova do Campeonato Nacional de Slalom agendada para Covas vai ser disputada em três mangas, uma eliminatória no sábado a partir das 10h00, seguida das semifinais agendada para as 15h00 para, no domingo, no período da manhã, se disputarem as finais individuais e respetiva entrega de prémios.

A organização é da Federação Portuguesa de Canoagem, do Cube Desportivo Minho – Teixugos e do Conselho de Arbitragem, com apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Junta de Freguesia de Covas.