Pinheiros aposta no bem-estar da populaçao e na valorizaçao da área de lazer

Monçao | O presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto de Oliveira Domingues, deslocou-se, no passado sábado, à freguesia de Pinheiros, inteirando-se dos investimentos efetuados e das prioridades do executivo local. A seu lado, estiveram a Vice-Presidente, Conceição Soares, e o Vereador das Atividades Socioculturais, Paulo Esteves.

 

Esta deslocação, conduzida por João Filipe Rodrigues, presidente, Victor Afonso, secretário, e Paulo Cunha, tesoureiro, englobou visitas a vários locais da freguesia, uns intervencionados e outros por intervencionar. Possível também avaliar o forte empenho e dedicação do executivo local na área social.

Com encontro marcado na sede da junta de freguesia, o primeiro local a ser visitado foi a zona de lazer da freguesia. Espaço agradável e relaxante alvo de reflorestação recente com árvores de grande porte, contando, desde 6 de agosto de 2016, data da inauguração, com um circuito de manutenção intergeracional batizado “Parque Mário Gomes”, em homenagem ao benfeitor da freguesia.

 

Em conjunto com o Palácio da Brejoeira, a área de lazer é considerada a sala de visitas de Pinheiros, sendo palco de diversas manifestações culturais e etnográficas durante o ano. Motivo que leva o executivo local a investir naquele espaço junto à ponte e rio Gadanha . Para já, adquiriu um terreno. No futuro, nascerão outros equipamentos.

Paragem seguinte. Local onde os helicópteros se abastecem de água para combater os incêndios florestais. Um investimento importante para a freguesia mas também para todo o vale do Gadanha que encontra neste espelho de água um aliado valioso para a salvaguarda do território.

No capítulo da rede viária, a comitiva teve a oportunidade de verificar no terreno algumas intervenções pontuais, relevantes para uma boa circulação automóvel entre os lugares da freguesia, deslocando-se ao caminho de Mougas, objeto de alargamento e asfaltamento.

 

Neste périplo, constatou-se que a toponímia está instalada em toda a freguesia, facilitando a entrega de correio e maior celeridade em questões de segurança. Uma circunstância que deixa João Filipe Rodrigues orgulhoso: “ Pinheiros foi uma das primeiras freguesias a optar pela nova toponímia. As nossas placas têm servido de referência para outras freguesias. Ficamos satisfeitos porque sentimos que fizemos uma escolha acertada”.

Fruto da auscultação à população local, o executivo empenhou-se, desde o início do mandato, na valorização da questão social, promovendo a iniciativa “Pinheiros Ativo”. Consta de atividades lúdicas e pedagógicas para crianças e idosos centradas na confraternização e na harmonia entre gerações.

Uma das atividades propostas é o “Encontro com a Saúde” destinada à população sénior da freguesia. Todos os segundos sábados de cada mês, na sede da junta, os idosos tem acesso, de forma gratuita, à medição da tensão arterial e ao controlo de diabetes.

 

Nesta visita, constatou-se a importância desta valência para a população envelhecida. Além do convívio entre as pessoas, evitando situações de isolamento, responde-se preventivamente às preocupações de saúde. Para Augusto de Oliveira Domingues, trata-se de “um contributo fantástico para os idosos. Convivem e avaliam o seu estado de saúde”.

E como estas visitas de trabalho não se destinam unicamente a fazer o balanço do investimento feito mas também a projetar e estruturar o futuro, João Filipe Rodrigues abordou com o executivo monçanense os principais objetivos e prioridades da população de Pinheiros.

O saneamento básico está na linha da frente. O investimento é avultado e o processo é moroso. Apesar disso, confirmou Conceição Soares, encontra-se em andamento com o desenvolvimento dos trâmites normais para a execução do respetivo projeto.

Na rede viária, destaca-se a requalificação da Rua da Ponte, privilegiando-se o sistema de água e a pavimentação. Outras preocupações prendem-se com a necessidade de colocação de mais pontos de recolha de lixo doméstico e a urgência de instalação de semáforos no entroncamento da EN 101 e a EM 508 devido ao perigo que aquele local representa para automobilistas e peões.