Melgaço acolhe primeira etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse

O próximo dia 30 de outubro

Melgaço | No próximo dia 30 de outubro, Melgaço acolhe a 1.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse (CRO). A iniciativa, pontuável também para o Campeonato do Minho de Ciclocrosse 2022/23, decorrerá na pista de ciclocrosse junto ao Centro de Estágios e tem início marcado para as 09h30.

Promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, pela Melsport – Melgaço, Desporto, pelo Município de Melgaço e Lazer E.M. e pela União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo, a prova destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters.

A Taça de Portugal de CRO é um troféu oficial da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo e destina-se aos atletas com licença desportiva de competição, Ciclismo Para Todos e ainda atletas que subscrevam a filiação diária para a prova.

A programação prevê o início da competição pelas 09h30, para a categoria de Juvenis. De seguida, pelas 10h00, partem as categorias de Masters 30, 40, 50, 60 e Open. Os Cadetes e todas as categorias femininas têm partida marcada às 11h00. A partida dos Juniores e de Elites será realizada pelas 12h00 e a cerimónia protocolar de entrega de prémios está marcada para as 13h15.

As inscrições para esta prova podem ser realizadas em www.fpciclismo.pt, até às 23h59 do dia 26 de outubro de 2022. Poderão ser realizadas no site da FPC com multa, até às 12h00 do dia 28 de outubro.

Um dos melhores circuitos a nível nacional
O Ciclocrosse é uma vertente de inverno do ciclismo praticada com bicicletas semelhantes às de estrada, mas em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.

O circuito do destino de natureza mais radical de Portugal é considerado pelos apaixonados da modalidade como um dos melhores a nível nacional. O Centro de Estágios de Melgaço, onde será disputada a competição, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.

Desporto é uma das grandes apostas do Município
Em Melgaço, a área do Desporto representa 8,32% do investimento do plano e orçamento para o decorrente ano de 2022. A forte aposta nesta vertente prende-se com o facto de, para além do fator saúde, o Desporto ser uma alavanca, incontestavelmente, impulsionadora da economia melgacense e que deve ser potenciada no seu todo, permanentemente.

O Município de Melgaço promove o Desporto através da MELSPORT – Melgaço, Desporto e Lazer, E.M., empresa municipal vocacionada para o efeito. «Melgaço dispõe, por um lado, de equipamentos desportivos homologados com elevado nível de qualidade e, por outro lado, de um conjunto de instituições, que aliadas às nossas condições naturais de excelência nos colocam numa posição ímpar para a realização de atividades desportivas.», atenta o autarca melgacense, Manoel Batista, também presidente do Conselho de Administração da MELSPORT.

A autarquia tem apoiado e promovido diversos eventos, como o são o caso do Melgaço Alvarinho Trail, o Monção e Melgaço Granfondo, o Campeonato de Portugal de Drift, a Taça de Portugal de Ciclocrosse, torneios de futsal, entre outros.

A realçar ainda, no que respeita ao ciclismo, a autarquia de Melgaço tem apostado na promoção do Centro de BTT de Melgaço localizado em Lamas de Mouro, homologado pela FPC desde 2020, e que contou com novos investimentos realizados no ano de 2021, no âmbito da candidatura Walking & Cycling da CIM Alto Minho, com percurso de ligação à REDE C&W do Alto Minho e com percurso de ligação ao Bike Point, recentemente instalado  no Centro de Estágios de Melgaço.

E ainda à pista permanente de XCO, estruturas implementadas no âmbito da candidatura feita pelo Município, da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação de Ciclismo do Minho junto da entidade organizadora da prova, para a organização do Campeonato da Europa de XCO de 2025, cuja confirmação foi anunciada em setembro último.

Outros artigos